:: Remix ::

É disso que vimos falando há tempos: reciclagem aliada à tecnologia. Os benefícios são de todos, e a mãe natureza agradece. Reportagem do Estadão de hoje:
Barco Reciclado
Expedição em um barco 'reciclável'
Administrador de empresas vai passar dois meses navegando pelo Velho Chico numa embarcação feita com 2.040 garrafas pet

Adriana Moreira

Dois meses em cima de um barco feito com 2.040 garrafas pet, navegando pelo Rio São Francisco. Parece loucura, mas o administrador de empresas paulista Eduardo Pereira de Carvalho, de 31 anos, vai encarar o desafio. Com o projeto Mega Pet, ele parte de Pirapora (MG) no dia 5 de outubro, rumo a Petrolina (PE), num percurso de aproximadamente 1.500 quilômetros.

No trajeto, estão previstas paradas em cerca de 50 cidades e povoados ribeirinhos, oferecendo palestras e oficinas sobre reciclagem.
Ao contrário do que pode parecer, o barco Z7PET não é nenhuma jangada: tem 7 metros de comprimento e 2 de largura.

As garrafas são responsáveis apenas pela flutuação. No restante da embarcação, foram utilizados materiais comuns, como madeira e fibra de vidro.
A cabine, onde Carvalho vai comer e dormir durante a viagem, tem 2,90 metros de comprimento por 2 metros de largura, com duas camas. Isso porque, depois do primeiro mês de viagem, um outro navegador deve se juntar ao administrador para auxiliá-lo no trajeto.

A idéia da aventura, segundo ele, surgiu durante um cascading, no interior paulista. 'Enquanto eu descia de rappel, olhei na lagoa formada pela cachoeira e vi várias garrafas pet boiando. Como navego, achei que o material tinha qualidade para ser usado em uma embarcação', conta.
Com isso em mente, Carvalho foi procurar um engenheiro naval, que desenhou o projeto. Ao todo, foram três anos de pesquisas e mais oito meses até o barco ficar pronto.

O administrador não revela quanto foi gasto no projeto, feito quase totalmente com recursos próprios. Durante a aventura, no entanto, ele terá como patrocinadores os ministérios do Meio Ambiente e da Reintegração Nacional, além da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
Carvalho, que se divide morando em São Paulo e em Natal, vem testando a embarcação há dois meses na capital potiguar, navegando pelo Rio Potengi. 'Aqui, as condições são até mais difíceis das que serão encontradas no São Francisco', explica.

TRABALHO SOCIAL
Viajante de carteirinha - desde pequeno acompanha o pai em longas expedições -, Carvalho conta que sempre quis fazer uma aventura de cunho social. 'Queria algo que fosse interessante para mim e para a coletividade', relata. 'Agora, consegui unir o útil ao agradável.' Durante a viagem, Carvalho vai passar por três Estados brasileiros (Minas Gerais, Bahia e Pernambuco), com paradas - na maior parte das vezes - em lugares bem carentes. 'Desde o começo, pensei em fazer a navegação pelo Rio São Francisco por causa da diversidade cultural', explica. 'Além disso, a fauna e a flora mudam muito no trajeto.' Nas comunidades visitadas, o aventureiro vai ministrar palestras sobre meio ambiente, reciclagem e ecologia.
Para a criançada, haverá oficinas para aprender a fabricar brinquedos com garrafas pet. 'É algo que pode até ser usado para as famílias venderem como artesanato, completando a renda', diz.

TECNOLOGIA
Casado e pai de uma filha de três anos, o administrador sabe que a saudade vai apertar durante os dois meses de viagem. 'Mas há muitos meios de manter contato nesse período: internet, telefone...', enumera. 'E depois a gente mata as saudades.' A tecnologia utilizada para ficar mais perto da família também servirá para manter os internautas informados sobre o andamento da expedição. No site do projeto (www.projetomegapet.com.br), há um link reservado para o diário de bordo do aventureiro e outro para as fotos que forem registradas durante a viagem. Afinal, não faltarão histórias para contar.
Na semana passada, o Z7PET deu início a sua aventura - sozinho. O barco já começou sua jornada para chegar a Pirapora: partiu de Natal, via rodoviária, rumo a Petrolina.
De lá, será transportado em uma balsa da Franav (Companhia de Navegação do São Francisco) até chegar, finalmente, ao ponto de partida.
Por Paulo Bicarato, às 14:08 de 20.09.2005 - Categoria: Linux Vida Open Source

daniel duende comentou:

Ducaralho!

Mas, pensando simples, que tal fazer um daqueles botes de brinquedo (para crianças) usando garrafas pet? :)
(e, claro, um conjunto de boias de braço para as crianças que caírem do barquinho).

Será que é possível fabricar um colete salva vidas com garrafas de 600ml? :)
às 17:08 de 20.09.2005
Host: 200.198.204.68

Bicarato comentou:

Botes e bóias e coletes salva-vidas... Boas idéias pra Sucateca, né não?
às 18:23 de 20.09.2005
Host: 200.198.204.68

daniel duende comentou:

Sucateca cuja reunião, até onde sei, seria hoje...

Mas eu confesso estar morrendo de preguiça. :)
às 20:24 de 20.09.2005
Host: 200.198.204.68

elenara iabel comentou:

Cara,
essa idéia de embarcação com garrafas pet surigiu no segundo FSM, foi o povo do calendário Maia quem lançou. Durante todo o ano de organização do 3ºFSM, a moçada do calendário disseminou a idéia, ccchegaram ao ponto de pensar uma grande embarcação capaz de atrevessar mares chegando na India, para o 4ºFSM, algo como o caminho inverso que Cabral fez, hehehehe. Liberdade, liberdade, desde que respeitada autoria, sempre!
às 01:12 de 22.09.2005
Host: 201-25-40-98.paemt704.dsl.brasiltelecom.net.br

Itamaragiba Rodrigues comentou:

Legal saber que as garrafas PET estão se disseminando como flutuantes úteis.Meu nome é Itamaragiba Rodrigues eu e meu amigo Luis Antonio de Oliveira, tivemos a idéia de começar a usar as garrafas PET para embarcações em 1996, quando fizemos o primeiro Bote Reciclado do Brasil o AGUAPÉ. De lá até aqui, muitos outros foram sendo feitos.Projetamos também um Barco de 30 metros feito com mais de 50 mil garrafas PET. Isso durante o FSM de 2003. Em 1997 nós solicitamos um pedido de privilegio para a Patente do Bote Reciclado. Já fizemos mais de 10 botes. Inclusive a defesa civil aqui do estado do RS tem o nosso primeiro Bote feito de garrafas PET há 9 anos. Estamos agora trabalhando no projeto de construção de barcos menores tipo 11 metros, com cobertura, um veículo na água, mas queremos que sejam baratos para que todos que trabalham com reciclagem e estejam perto da água possam se utilizar desta tecnologia. O barco de 30 metros ainda vai ser construído em breve. Seu nome é TEKOÁ, nome guarani, primeiros navegantes do lago GUAIBA em Porto Alegre. abraços a todos. Quem quiser informações ou trocar experiencias conosco é só entrar em contato.
às 10:26 de 06.11.2005
Host: 200.102.182.48

Itamaragiba Rodrigues comentou:

Em tempo: O pessoal do calendário Maia navegou em nosso bote AGUAPÉ; e pediu para que fizéssemos o projeto do Barco para cruzar o oceano, mas não tinham dinheiro para a construção.
às 10:30 de 06.11.2005
Host: 200.102.182.48

Carlos comentou:

Itamaragiba, primeiramente tenho que parabenizar esta galera pelos feitos, gostaria sim de estar recebendo mais informações dos projetos dos baros de 11mts,
às 17:13 de 06.01.2006
Host: 200-232-198-18.dsl.telesp.net.br

Marcelo comentou:

Olá Itamaragiba parabéns pela iniciativa, gostaria de saber mais informações sobre o projeto barcos de garrafas para ser usado na construção de pequenos barcos e jangadas, com o intuito de promover discussões sobre a reciclagem e reduzir o impacto que as mesmas causam na natureza, eu moro na cidade de Rio Grande / RS a qual é banhada pela lagoa dos patos e pelo oceano atlântico e em certos pontos da lagoa existem muitos acúmulos de garrafas pet e outros objetos que poluem a nossa lagoa.
às 11:49 de 21.02.2006
Host: 201-011-228-004.pltce7007.dsl.brasiltelecom.net.br

sergio Becker Onofre comentou:

Adorei a reportagem, sou a favor de qualquer tipo de aproveitamento de residuos plasticos, ja pensei em construir botes pequenos de garafaas pet, para serem usados em lagos e outros, porém não descobri ainda um meio de colar as garrafas uma nas outras, pois não queria usar outro tipo de material para fixar devido a manter o menor peso possível.
às 17:21 de 28.02.2006
Host: 200.96.89.130

Lucivaldo Gomes Ferreira comentou:

Quero parabenizar a todos os pioneiros, que como eu, tiveram a ideia de construir embarcações com garrafas pet recicladas. Meu Nome é Lucivaldo, moro em Salvador-Ba e 24 de março de 2006, faz aniversário de lançamento ao mar, o MADPET 1, Um catamarã para 4 pessoas,com o casco construido com garrafas pet pressurizadas conectadas e coladas uma a uma. O convés construido em compensado naval, grades de proteção, velas remo e motor de 3,3hp. atualmente, tenho mais 2 embarcações, um mine-vela para 1 pessoa, que com o motor de 3,3 hp leva 2 pessoas, e um catamarã de 5 m de comprimento, para remo, vela e motor que leva 3 pessoas.
quem tiver interesse em conhecer o nosso trabalho ou aprender as técnicas de construção ou adquirir a cola para pet visitem o site http://www.fortlimp.hyperfo... //www.flogao.com.br/barcospet ou mande e-mail: lucivaldo@fortlimp.com.br
às 20:39 de 17.04.2006
Host: 20119213183.host.telemar.net.br

Ricardo Barbosa comentou:

Quero parabenizar a todos os pioneiros desta importante obra de arte,eu moro em santa cruz/RN, é um interior de 45 mil abitates e trabalho com reutilização de lixo em um projeto chamado Ponto de Cultura Arte Viva, também gostaria de aprender essa técnica para aplicar junto a associação de pesca em àguas paradas(açudes da região). Meu contato de email é ricardoarteviva@hotmail.com , se alguem tiver enterece em me ajudar nesta tarefa por favor entre em contato.
às 10:06 de 28.07.2006
Host: 200.253.105.11

Alfredo Morais Filho comentou:

estou empenhado no projeto de barcos pet mas falta muitos dados>
Como pressiurizar as garrafas..
cqual o tipo de cola ...
às 14:05 de 30.07.2006
Host: 200.165.107.186

Eledilson Colares comentou:

Vou iniciar a desenvolver o projeto de construir um catamarã feito com garrafas pet, aqui em Coari, na perte média do rio Solimões, no coração da Amazônia. Com ele levaremos conscientização ambiental, primeiramente, para todas as 204 comunidades rurais do município.

mandem informações:
Eledilson Collares
jornalismo@coari.am.gov.br
às 16:32 de 12.09.2006
Host: 201.54.33.2

Denison Galo comentou:

Também estou interessado em construir um pequeno veleiro com garrafas pet, pode ser um monocasco ou catamarã, aproximadamente de 15 pés.
Caso tenham maiores informações ficarei grato.
às 17:15 de 18.09.2006
Host: 201.29.241.196

Luis Antonio Alves comentou:

Sou de Porto Nacional Tocantins,temos ao lado da cidade um grande lago formado pelo Rio Tocantins. trabalhamos com alunos do primeiro grau com muita carência e estamos precisando desenvolver um projeto de um barco tipo catamarã pequeno para utilizar as garrafas peti principalmente porque o projeto envolve toda a participação da comunidade, agradecemos e precisamos de muitas informações sobre como fazer este tipo de barco com as garrafas peti
às 08:20 de 25.09.2006
Host: 201-15-110-157.gnace701.e.brasiltelecom.net.br

junior comentou:

Ola colega sempre pensei em fazer embarcações com garrafas pet e nunca obtive resultado qto ao adesivo utilizado para colar as garrafas umas nas outras q ofereça resistencia segura, gostaria q me enviase o metodo ou o adesivo utilizado para poder ajudar pessoas q gostam de canoagem fazer seus proprios caioques por aqui, desde ja agradeço e espero uma resposta. Abraços....
Junior
às 01:45 de 01.10.2006
Host: 200-158-34-178.dsl.telesp.net.br

Alfredo Morais Filho comentou:

Ate hoje estou no aguardo de informaçoes, sobre como construir um barco de pet, Pressiurizaçao, cola projetos fotos etc.. sobre
às 10:44 de 06.10.2006
Host: 200.165.107.186

Job ANDRADE comentou:

Importante e útil , o aproveitamento das garrafas . Fica a impressão que se barateia qualquer flutuante, alem de abrir possibilidades infinitas para novas invenções alem do bem maior de tratar melhor o nosso meio ambiente.
às 21:37 de 16.10.2006
Host: 20150019074.user.veloxzone.com.br

Marcos Lourenço comentou:

Tenho a maior vontade de fazer um bote para as minhas filhas e não sei como colar as garrafas peti. Quem poder me dar essa forcinha serei eternamente grato. Um grande abraço a todos.
às 21:37 de 24.10.2006
Host: 20150038008.user.veloxzone.com.br

Lucivaldo gomes ferreira comentou:

Quem tiver interesse em construir barcos com pet, eu tenho tecnologia pronta e apurada a mais de um ano. Possuo a cola ideal´para tais projetos e embarcações prontas.En trem em contato pelo email lucivaldo@fortlimp.com.br
às 19:57 de 03.11.2006
Host: 20150021117.user.veloxzone.com.br

junior comentou:

EU tambem gostaria que o lucivaldo compartilhasse conosco o adesivo utilizado, este eu tbm não achei a solução mas a pressurização pode ser feita colocando um pouco de vinagre com bicarbonato de sodio dentro da garrafa e fechando através da reação quimica acido base da-se a formação do co2 e por consequencia pressuriza a garrafa.
Estou no aguardo de alguem que apareça com a cola ou adesivo.
às 00:41 de 12.11.2006
Host: 200-158-34-3.dsl.telesp.net.br

Jose Esteban comentou:

A maior ideia deste mundo foi o projeto deste catamaran,com certeza mentes ferteis em materia naval,pessoas como estas sao as que movimentan este mundo alem da imaginaçao, meus parabens a todas as pessoas que estao envolvidas neste projeto ja realizado sejam de forma direta ou indireta.
às 12:19 de 16.11.2006
Host: 201-14-92-23.gnace701.dsl.brasiltelecom.net.br

valdir cardoso comentou:

Achei fantastico. Mas gostaria de aprender como fixar as garrafas. Quie tipo de cola eu podria utilizar. Alguém pode me ajudar? Meu e-mail é valdircap@yahoo.com.br
às 08:31 de 03.12.2006
Host: 201-24-117-242.fnsce701.dsl.brasiltelecom.net.br

Geovani comentou:

Mto bom mesmo... tbm gostaria de saber como fixar as garrafas umas às outras....
geotowicz@hotmail.com
às 11:27 de 18.12.2006
Host: 200.103.182.165.brasiltelecom.net.br

Alfredo Morais Filho comentou:

PADRONINIZAÇÃO DAS EMBARCAÇOES DE GARRAFAS PET.
Estamos apresentando a ideia, ao companheiros aficcionados, de denomonarmos as embarcações construidas sobre flutuadores de garrafas pet, de PETBOT-XXXX (XXXX, numeral de quatro digitos denominando o deslocamento util da embarcação.) ex
PETBOT- 0700 - Catamarã( Embarcação construida sobre flutuadores de garrafas pet,deslocamento util de 700 Kg - Catamarã).
às 19:05 de 27.12.2006
Host: 200.165.107.186

Alfredo MORAIS Filho comentou:

VAMOS DISCUTIR TECNOLOGIAS?

Quem quiser discutir tecnologias, estou à disposição no Msn alfaero@hotmail.com
tenho muitas figurinhas para trocar e doar.
Alfredo MORAIS Filho.
às 19:13 de 27.12.2006
Host: 200.165.107.186

sérgio Paulo comentou:

muito bom o trabalho mas nõa precisa se gastar tanto para uma embarcação do dia a dia da para fezer com cuto quase zero, eu mesmo ja fiz uma pequena jangada de garrafas pet e me diverti muito no verão em angra.
Seu barco é 1000 parabéns!
às 12:14 de 04.01.2007
Host: 201.29.155.21

expedita ricarte comentou:

meu sobrinho é fascinado por barcos e hoje ele queria garrafões de 20 litros de agua para fazer um barco. parabens le ficou admirado e louco para andar neste seu basco.
às 13:32 de 17.01.2007
Host: 201009106111.user.veloxzone.com.br

José Pires comentou:

Vejam só. O quanto o nosso povo é criativo. Certa feita eu estava pensando em comprar um Hobbie Cat para dar umas voltas por aquí pela praias de Salvador ( mais precisamente as que ficam no entôrno da Baía de Todos os Santos)Apartir da dificuldade de encontrar o dito ( e do preço que custava)terminei me retando e já ia desistir quando ví um caminhão descarregando vários tubos de PVC numa loja de material de construção...
-Resultado?
-Fiz um trimarã de 6.00m que não faz vergonha em lugar nenhum apesar dele ser apenas um protótipo que ainda está em testes.
às 18:33 de 24.01.2007
Host: 18912007201.user.veloxzone.com.br

José Pires comentou:

Ps.
Parabens ao Eduardo Pereira pela iniciativa inteligente
Parabens a Eliana Moreira pela matéria brilhante
às 18:39 de 24.01.2007
Host: 18912007201.user.veloxzone.com.br

dÉBORA BESEN comentou:

COMO PRENDER UMAS NAS OUTRAS ? GOSTO DA IDÉIA DE FAZER UM BARCO COM PET
às 08:29 de 25.01.2007
Host: 201-89-255-138.cscgo701.dsl.brasiltelecom.net.br

josé eudes comentou:

trabalho com marcenaria,e a algum tempo busco projeto de veleiro de pequeno porte e que tenha baixo custo.
Qual a possibilidade de se fazer com garrafas pet? e qual o custo?
às 14:20 de 28.01.2007
Host: 200217113199.user.veloxzone.com.br

Lucivaldo Gomes Ferreira comentou:

Em janeiro de 2007, participei da procissão maritima de Bom Jesus dos Navegantes em Salvador - Ba com meu catamarã de 5 metros, construido co garrafas pet. Foi um sucesso!Quem morar em Salvador e tiver interesse em formar uma parceria, pretendo construir um catamarã de 60 ft, todo em pet.
às 19:54 de 01.02.2007
Host: 20132215225.user.veloxzone.com.br

Lucivaldo Gomes Ferreira comentou:

A forma mais eficiente para pressurizar as garrafas pet e utilizando gêlo-sêco (gás Carbônico Sólido encontrado em sorveterias). Coloca-se 4 a 6 gramas (uma tampinha rasa) no interior da garrafa e fecha-se com a tanmpa, apertando bem. Não precisa usar cola.Fazer o teste de vazamento, mergulhando a tampa da garrafa num vaso com água. Caso não esteja saindo bolhas, esta está boa. Caso contrário, repita o procedimento trocando a tampa, persistindo o vazamento, esta garrafa só servirá como conectora, que discutiremos depois. Ter a garrafa pressurizada não garante o sucesso do projeto, elas tem que ser conectadas uma as outras e coladas com um adesivo próprio.
às 20:08 de 01.02.2007
Host: 20132215225.user.veloxzone.com.br

elizeu araujo comentou:

PARABENS PELA INICIATIVA DE VOCES, FIQUEI SURPRESO COM ESTES TRABALHOS E HA
TEMPOS EU ESTAVA A FIM DE CONSTRUIR UMA PEQUENO BARCO COM GARRAFAAS PET, MINHA ESPOSA É QUEM DEU A IDEIA, TENHO UM LAGO NA MINHA CHACARA DE APROX. 2OOO M2 x 1,00 PROFUND., TENHO MUITAS GARRAFAS, E NO FUNDO DA CHACARA PASSA UM PEQUENO CORREGO QUE QUANDO ENCHE, JUNTA UM MONTE DESSAS GARRAFAS QUE RECOLHO E GUARDO.
POR FAVOR QUEM ME ENVIAR PROJETOS, E FORMAS DE ELABORAR TAL EMBARCAÇÃO, FICAREI MUITO AGRADECIDO POIS, NÃO SEI O QUE FAÇO COM AS GARRAFAS.
às 15:52 de 07.02.2007
Host: 200-196-234-66.cptm.sp.gov.br

Francisco Cardoso Júnior comentou:

Eu gostaria d saber como faz abajur d garrafas pet
às 17:50 de 22.02.2007
Host: 201.72.35.133

Osmário Mota Barreto comentou:

Osmário Mota Barreto.
como faço para adquirir uma maquina ou ferramenta para picotar vasos de peti para enviar para a reciclagem?
às 09:48 de 25.02.2007
Host: 200.223.155.117

Fellipe comentou:

olá!!!

Gotaria muito de saber se a hidrodinamica do barco de garrafas pet eh boa, e se teria um projeto disponibilizado em algum lugar...

Abraços e obrigado...
fellipe_boca@hotmail.com
às 09:23 de 26.02.2007
Host: 200-171-250-209.customer.telesp.net.br

Miguel Calandrini comentou:

Oi!!!

Gotaria muito de saber se a hidrodinamica do barco de garrafas pet eh boa, e se teria um projeto disponibilizado em algum lugar...

Abraços e obrigado...
às 15:37 de 09.03.2007
Host: c-200-129-136-36.ufpa.br

Francisco de Assis da Silva Alves comentou:

quero algo que possa resgatar a dignidade dos catadores de resíduo da comunidade do riacho doce, em Fortaleza-Ce, o quilo de pet, a nível do catador, está a vinte centavos e eles estão passando fome, atolados em PET. Obrigado.
às 16:43 de 10.03.2007
Host: USER.104.250.4.201.dial-ip.telemar.net.br

Eliana Duarte Oliveira comentou:

Eliana Duarte Oliveira

Oi como vai!!!

também trabalho com pet, faço flores e bolsas. se alguém souber como se faz abajur de pet por favor manda para mim.
Obrigada
às 10:45 de 11.03.2007
Host: 200.141.182.53

Fredi comentou:

muito Estilo gostei sinitro muito neorotico gostei pa ca ramba.
às 00:04 de 17.03.2007
Host: USER.26.112.4.201.dial-ip.telemar.net.br

fvbgr comentou:

vefvgr
às 10:06 de 21.03.2007
Host: 200-096-251-129.bsace7034.e.brasiltelecom.net.br

Vânia comentou:

Vejo que todos vocês poderiam me ajudar. preciso do passo a passo de como fazer um tablado de pesca, só pra divesão e lazer...
se alguém se candidatar!!!
gentileza me enviarem poe r E-mail

vaniansempregod@hotmail.com

muito obrigada!!
às 16:54 de 02.04.2007
Host: 200-233-253-191.xd-dynamic.ctbcnetsuper.com.br

LUCIVALDO GOMES FERREIRA comentou:

Olá PETNAUTAS!

As embarcações pet tem boa hidrodinâmica, desde que sejam bem projetadas. As embarcações de maior desempenho são os catamarãs, já construir 2 com excelentes resultados.visitem o site http://www.barcospet.hyperf... e verão os protótipos e esquemas de projetos.

abraços,

lucivaldo
às 11:20 de 08.04.2007
Host: 20129237061.user.veloxzone.com.br

Lucivaldo comentou:

Para construir uma plataforma de pesca sugiro 24 módulos colados lado com 7 garrafas de 2 litros cada um e duas camadas. Desta forma teremos uma plataforma de 2,40 x 2,40 x 0,18; dando uma capacidade de flutuação de 378 Kg em cada camada e capacidade total de flutuação de 756 kg.Os esquemas de acoplamento dos módulos e colagem está no site http://www.barcospet.hyperf... a cola tem que ser cola para PVC que cloa piscinas plásticas e as garrafas tem que ser pressurizadas com gêlo-sêco, segundo método já descrito neste site.

abraço a todos,

Lucivaldo
às 11:32 de 08.04.2007
Host: 20129237061.user.veloxzone.com.br

Paulo Soares comentou:

Ja havia visto uma reportagem a rspeito,mas nao me lembro quando.Genial!!! e p/f se alguem se predispor a me informar,ficaria agradecido.Quero fazer um bote pequeno so pra curtir de vez em quando.Quantas garrafas sao necessarias,o tipo de cola e tambem a altura por causa da resistencia c/a agua.
GRT!!!.
às 20:37 de 10.04.2007
Host: 200.157.228.131

Lucivaldo comentou:

Oi Soares!
Veja as reportagens no Youtube, digitando na procura barcos pet ou lucivaldopqd. visite o inforum http://inforum.insite.com.b...|Legislação%20foi%20enviada.&rnd=1170992586 ,que já tem tudo lá

Abraços,

Lucivaldo
às 00:07 de 11.04.2007
Host: 18913158129.user.veloxzone.com.br

Cleto André Marodin comentou:

Parabéns pela iniciativa.
Gostaria de saber se é possível receber orientações e cópia do projeto de vocês para construir um catamarã aqui em Santa Catarina. Trabalho com crianças e jovens carentes que tem muito interesse em projetos ecologicamente corretos, além de termos bons rios na região.

Abraços,

Cleto
às 22:30 de 24.04.2007
Host: 200-138-251-123.bnut3703.dsl.brasiltelecom.net.br

beatriz comentou:

gostaria de fazer um tablado p/ colocar no meu pesqueiro. Como faço? obrigada pela atenção. beatriz
às 11:31 de 04.05.2007
Host: 200.166.182.45

silvana comentou:

adorei a ideia ,gostaria de orientacao para construir um pesqueiro flutuante.
às 09:27 de 17.05.2007
Host: 201-048-015-037.xd-dynamic.ctbcnetsuper.com.br

valter correia comentou:

parabens pela iniciativa e criatividade.
tecnologia simples e funcional esse é o "barato" irmão!
boa viagem!
às 23:34 de 21.05.2007
Host: 200-232-164-169.dsl.telesp.net.br

Eneas rosa comentou:

este e um otimo projeto,eu gostaria de saber como amarrar os litro de pet um no outro.e gostaria de receber este projeto..obrigado.
às 23:00 de 28.05.2007
Host: 200.141.189.70

Pedro Sene comentou:

Olá gostaria de receber algum manual de como fazer jangadas de garrafa pet. Se alguem puder me ajudar. Obrigado
às 12:57 de 31.05.2007
Host: 200.222.231.150

ucas de Sousa Siqueira comentou:

faço luminaria e abajur de garrafas pet morra atualmente emBH MG tel 3423-0851 recados com Nivea Maria ou Helena Leite ou ccel 9298-8533 (31)
às 16:22 de 02.06.2007
Host: BHE201062170238.res-com.wayinternet.com.br

Ricardo comentou:

COLA PARA PET.Boa noite a todos que compartilham informações de reutilização de pet.Hoje me veio a ideia de fazer uma jangada com garrafas pet e a primeira dúvida foi como cola-las.E acabo de me lembrar de uma cola que a muito tempo me ensinaram a fazer para colar madeira.É muito simples, basta colocar gasolina numa vasilha e ir colocando pequenos pedaços de isopor. Agasolina derrete o isopor e depois que ela evaporar fica muito dura e resistente.Amanhã mesmo vou testar na pet(demora +- horas para secagem completa).
às 01:09 de 09.06.2007
Host: 18912102154.user.veloxzone.com.br

Ricardo comentou:

COLA PARA PET.Já trabalhei com barco de madeira e tem um produto que se chama poliuretano injetavel, usavamos para fazer o isolamento termico da urna de gelo. Comprava-mos em galão, mas hoje já existe até em spray. è tambem de grande aderencia já que para trocar-mos tábua do barco onde havia-mos usado ele, nos dava muito trabalho para remove-la, mais até que o próprio prego.Se for colocado em pequena quantidade numa garrafa pet e logo depois tampa-la ele vai expandir e depois lacra-la definitivamente.ricoalbuquerque@yahoo.com.br
às 01:47 de 09.06.2007
Host: 18912102154.user.veloxzone.com.br

Arildo Manoel Silveira comentou:

sou pescador amador, e gostei do barco feito com garrafas pet. gostaria de saber como unir as garrafas, modo de amarraçao. gostaria que alguem me mandasse algum progeto, ficarei grato!
às 19:56 de 17.06.2007
Host: 201-67-187-183.bnut3703.dsl.brasiltelecom.net.br

Carmen comentou:

gostaria de saber como construir um tablado feito de garrafas pet
às 17:14 de 21.06.2007
Host: 200-233-231-107.xd-dynamic.ctbcnetsuper.com.br

daniele comentou:

estou tentando fazer uma barraca para o meu filho e gostaria de saber qual cola devo usar,pois preciso que ela fica segura,pois meu filho tem apenas um ano, espero que possa me ajudar,desde de ja agradeço.
às 21:57 de 22.06.2007
Host: 200-181-169-107.ctame705.dsl.brasiltelecom.net.br

Prof. Valdívia - Santos - S.P. comentou:

O Engº Lucivaldo deveria ser agraciado com a comenda de Precursor dos Barcos Pet, pelas suas excelentes dicas e profundo conhecimento do assunto. A pressurização das garrafas utilizando freezer é formidável e barata. Como nautimodelista, projetei e construi um catamarã miniatura(0,70m)utilizando como "bananas" garrafas Pet. Tem vela e motor elétrico e leme com servo-mecanismo para controle remoto, com flutação e navegabilidade ótimas.Atendo ao pedido do Eng} Lucivaldo, meu Pet Guru, divulgando esse meu "feito"(segundo Lucivaldo)de haver construido um Petnautimodelismo.
às 19:26 de 03.07.2007
Host: bd048988.sts.virtua.com.br

fabiana comentou:

oi! gostaria de saber como posso confeccionar luminarias, com lâmpada ou vela, de garrafas pet.

desde já, obrigada pela atenção!!
às 16:16 de 11.07.2007
Host: 201-74-237-146-am.cpe.vivax.com.br

fabiana comentou:

OI,GOSTARIA DE SABER COMO POSSO CONFECCIONAR LUMINARIA, DE VELA OU LÂMPADA,COM GARRAFAS PET.

DESDE JÁ, OBRIGADA PELA ATENÇÃO!!
às 16:17 de 11.07.2007
Host: 201-74-237-146-am.cpe.vivax.com.br

Eliane comentou:

gostaria de saber como fazer alguma coisa interessnte para crianças de 4 a 7 anos
às 17:24 de 14.07.2007
Host: 201-7-45-127.spopa302.dial.brasiltelecom.net.br

cleide regina comentou:

Bom dia...o seu trabalho é maravilhoso, gostaria de saber como posso confeccionar luminarias usando garrafas pet.
Desde ja agradeço a atenção
Cleide
às 15:25 de 28.07.2007
Host: 201-27-164-193.dsl.telesp.net.br

Maythê comentou:

eu moro em Franca interior d São Paulo, e nós construimos um projeto fazendo móveis com garrafas pet para exposiçóes e depois para doarmos esses móveis para pessoas carentes, fazemos camas, sofás e poltronas, estamos precisandu de voluntários e quem quizer nos ajudar será muito bem vindo!
obrigada pela atenção e pelo espaço!
às 20:20 de 01.08.2007
Host: dl-lns6-tic-C8B1C145.dynamic.dialterra.com.br

aline cristina comentou:

ahh...que maneiro esse barco super legal...aproveutando o momentinho vou pedir pra galera m add no msn..lá eu digo meu orkut!!!

Hehehehe....

a_line_lacerda@hotmail.com

ahh...
e ve se não dá pra explicar passo,á passo como se faz um luminária de meterial recilavel!!!

valeu pela compreesão!!!

beijocas á todos!!!
às 14:41 de 30.08.2007
Host: 200-147-138-249.tlm.dialuol.com.br

telmo comentou:

muito bom parabens,vou com certeza começar a trabalhar esta idea,ja tive varias embarcações mas de pet vai ser a 1ª.
às 21:32 de 30.08.2007
Host: 18912080053.user.veloxzone.com.br

Josiane comentou:

Boa noite! Preciso saber como posso fazer luminárias de garrafas pet? Muito obrigada pela atenção.
às 22:05 de 30.08.2007
Host: USER.14.214.5.201.dial-ip.telemar.net.br

Kárita comentou:

Boa noite!Gostaria de saber como faço sofá de garrafas pet???
Obirgado aguardo resposta...
às 20:31 de 05.09.2007
Host: 200-159-87-164.customer.tdatabrasil.net.br

Fabio comentou:

eu estou muito interessado em fazer um caiaque de pet mais queria aprender passo a passo
às 20:24 de 14.09.2007
Host: 200-195-19-4.netspeedmg.com.br

Caroline comentou:

olà tudo bem???
Gostaria muito de aprender a fazer uma luminaria de garrafa pet!
poderia me ajudar??
obrigada.
às 11:36 de 15.09.2007
Host: 200227024003-dial-user-ECP.acessonet.com.br

nilza di carlo comentou:

que otimo!
Tem info como fazer paredes de garrafa pet
às 19:35 de 19.09.2007
Host: bd07f82e.virtua.com.br

paulo roberto menezes de almeida comentou:

Desejo saber qual o email do administrador de empresas paulista eduardo pereira de carvalho.
às 11:01 de 29.09.2007
Host: 201369426.rec.megazon.com.br

yasmine Arrabal de Melo comentou:

desejo saber se vocês sabem fazer brinquedos com garrafas pets?


gostei muito do site de vocês
um beijão da yasmine
thau!!!!!











uito do site de vocês.
às 22:16 de 03.10.2007
Host: 200.242.84.10

Luiza Cristina de Jesus Silva comentou:

Ola tudo bem? quero saber se voces sabem fazer tapetes utilizando tampas de garrafa pet e croche beijos.Aguardo resposta.
às 01:10 de 04.10.2007
Host: 18925058208.user.veloxzone.com.br

karen westphal comentou:

ola... estamos fazedo trabalhos da escola sobre a reciclagem e eu queria saber se vcs tem ideias sobre decoraÇao de natal utilizando garrafas pet.. e qual a tinta adequada para a pintura dessas garrafas...
aguardo a resposta
obrigada........
às 20:24 de 16.10.2007
Host: 201-88-107-130.pvoce300.ipd.brasiltelecom.net.br

karen westphal comentou:

ola... estamos fazedo trabalhos da escola sobre a reciclagem e eu queria saber se vcs tem ideias sobre decoraÇao de natal utilizando garrafas pet.. e qual a tinta adequada para a pintura dessas garrafas...
aguardo a resposta
obrigada........
às 20:25 de 16.10.2007
Host: 201-88-107-130.pvoce300.ipd.brasiltelecom.net.br

karen westphal comentou:

ola... estamos fazedo trabalhos da escola sobre a reciclagem e eu queria saber se vcs tem ideias sobre decoraÇao de natal utilizando garrafas pet.. e qual a tinta adequada para a pintura dessas garrafas...
aguardo a resposta
obrigada........
às 20:25 de 16.10.2007
Host: 201-88-107-130.pvoce300.ipd.brasiltelecom.net.br

fulvio correa lobo comentou:

ja juntei + ou - 1000 garrafas pet
estou querendo fazer um flutuador
que tenha 2,00 mts por 3,00 mts
gostaria de saber como vou unir as garrafas algum projeto ou site que tenhan estas indicações
aguardo resposta
obrigado....
às 10:11 de 22.10.2007
Host: 20151037163.user.veloxzone.com.br

thajyllak comentou:

Queria saber como confexionar poltronas de garrafas pet, pois eu não tenho sofá em casa e queria fazer para minha casa por favor mande a receita para o meu e-mail.
às 17:10 de 03.11.2007
Host: 201-2-77-32.gnace701.dsl.brasiltelecom.net.br

vitoria regina comentou:

oi boa tarde gostaria de saber se voces tambem fazem camas de garrafas pet?e se tambem fazem pra vender se vender por favor mande o orcamento para o meu site pois preciso pra fazer um trabalho de feira de cultura pra escola.obrigado e aguardo.
às 13:08 de 08.11.2007
Host: 20178181128.user.veloxzone.com.br

Lucia Helena comentou:

Faço arranjos de pet e achei interessante a idéia de fazer flutuantes com pet.Tenho uma piscina em casa e gostaria de fazer um cochão flutuante.Gostaria de saber o nome da cola e adesivo e onde achar.obrigada.
às 14:07 de 22.11.2007
Host: 18924200052.user.veloxzone.com.br

Leonel Vitor Mickeliunas comentou:

Essa ideia é do DA VINCI. Genial.Poderia navegar no mar ou melhor, adentrar pela praia com ondas de ate meio metro + - com um catamara pet?
às 21:35 de 24.11.2007
Host: 201-92-176-16.dsl.telesp.net.br

Vanilza Maria Manulli da Cruz comentou:

Gostaria muito de aprender a fazer sofá de pet pois também não tenho sofá.Você pode me ajudar, obrigado
às 18:02 de 25.11.2007
Host: 201008006211.user.veloxzone.com.br

roberto ruas comentou:

caros amigos gostaria de obter informaçoes sobre o caiaque feito com garrafas pet,fazemos parte de um projeto com inclusao de jovens na pratica de esportes na cidade de Luiz Correia, litoral do Piaui,se tem um passo a passo,qual a cola que se usa??valeu parabens
às 07:20 de 30.11.2007
Host: 201.38.80.4

jorge luis alves comentou:

Amigos gostaria de receber informações sobre o barco com garrafa pet,barco para pesca em açudew
às 21:28 de 01.12.2007
Host: 18948005002.user.veloxzone.com.br

nathalia oliveira comentou:

como faço tapetes de tampa de garrafa pet??
me ajudem é pra 4º feira dia 5de dezembro por favor!!
às 09:05 de 03.12.2007
Host: 201008068063.user.veloxzone.com.br

camila gandini comentou:

Olá, gostaria de parabenizar pelo maravilhoso trabalho!! aproveito para solicitar se vcs sabem que tipo de cola podemos usar para unir os pet, precisamos de uma cola que resista ao sol e a chuva, estamos fazendo uma arvore de natal e não estamos conseguindo unir os pet's, esta arvores tem +- 4,5 metros, tbm gostaria de receber informações sobre poltronas e sofás confeccionados com pet. Muito obrigada!!
às 09:56 de 04.12.2007
Host: 201-10-8-230.paemt704.e.brasiltelecom.net.br

Andre Meneses de Melo comentou:

OLA, VENHO PARABENLIZA-LO PELA INICIATIVA DESTE PROJETO AUDACIOSO.GOSTARIA DE SABER MAIS INFORMACOES A RESPEITO E BOA SORTE!

ANDRE MENESES DE MELO
às 12:00 de 06.12.2007
Host: 18970137156.user.veloxzone.com.br

Osni comentou:

Qual a cola apropriada para colar garrafas pet´s uma na outra.
às 12:01 de 12.12.2007
Host: 43ob.scansafe.net

elison comentou:

oi......
Morro em Tefé-Amazonas, o principal meio de transporte é o barco, le a materia ja a algum tempo e agora ja tenho 1500 garrafa pet.

Mais gostaria de receber fotos do barcos contruido de garrafas pet o z7pet, e se possivel queria saber qual o restante do material utilizado na construção
Blz, aguardo resposta
às 13:40 de 27.01.2008
Host: 66-178-17-4.reverse.newskies.net

Renata Collodetti comentou:

Como funciona a cola de spray?? Como devo proceder para colar as garrafas?? Por favor! Estou desenvolvendo uma calha de garrafas pet, para uma comunidade carente, e nao consegui ainda uma cola ideal para essas garrafas! esse site é a minha esperança!
Ficarei grata se alguém puder me ajudar!
às 15:26 de 11.02.2008
Host: 200.137.65.102

Renata Collodetti comentou:

Ah! meu email para contato é:
renata.collodetti@gmail.com

Estou aguardando idéias e respostas!
às 15:32 de 11.02.2008
Host: 200.137.65.102

Cornel Wilde comentou:

Jà construí 2 Catamarãs; Um de 5 metros por de comprimento por 1,80 metros de largura, com bombonas de 20 litros acondicionadas, ou seja, prensadas em dois caixotes de madeira, tendo pela parte de baixo, onde o caixote permanece aberto, as bombonas presas com cordas de nylon. Sobre os dois caixotes, um lastro de tábuas leves. tem boa flutuabilidade e transporta até 500 quilos de peso.
Construí um outro, de garrafas pet, com 6 metros de comprimento por 2 metros de largura. utilizei gelo seco para pressurisar as garrafas, em mais ou menos 6 gramas por garrafa. utilizei cola de PVC, aquela que cola cano dagua, para unir as garrafas lado a lado. Utilizei como reforço, uma tela daquelas de prender galinhas, para formar as bananas. Fiz o lastro com mais duas camadas de garrafas Pet coladas entre si, e por cima delas, outra tela pinteira reforçada em duas, e por cima da estrutura Utilizei um lastro de tábuas de madeira leve. As bananas são formadas por 6 camadas de garrafas pet de 2 litros. deu boa flutuabilidade e navegabilidade. agora estou tentando utilizar poliuretano injetável, aquilo que vende em litros, e serve para unir tábuas de barcos e para forrar câmaras frigoríficas. vou unir as garrafas pet, envolvendoás quase que totalmente após pressurizadas com gelo seco,para que formem uma banana flutuante. Não sei se a ideia vai servir prá voces.
às 00:24 de 14.02.2008
Host: fw-vca2.mma.com.br

denise comentou:

Gostaria de em primeiro lugar elogiar seu trabalho!!! Depois gostaria de lhe dizer que estamos nesse ano trabalhando na escola na escola com um projeto sobre o meio ambiente e gostaria d saber se pode me enviar fotos das lanternas feitas com garrafas pet.. Obrigado
às 11:33 de 19.02.2008
Host: 201-92-205-59.dsl.telesp.net.br

Marcelo Orlando Pelisson comentou:

Fiquei bastante contente Lucivaldo de ver o teu trababalho. Eu gosto de bicicleta e de pescaria e há tempos venho tendo idéias de fazer um barco de pet a pedal.Vi algumas coisas semelhantes na net. Mas nada tão apurado quanto sua técnica.Fiz alguns esboços do meu projeto, e as tuas técnicas irão me ajudar muito. Obrigado e Paráabens.
às 09:33 de 22.02.2008
Host: 201-54-109-61.sercomtel.com.br

Rejane Lúcia Nunes comentou:

Parabéns pelo belo trabalho feito por vcs. Gostaria de saber como calcular a quantidade de garrafas pet que serão necessárias para se fabricar uma jangada que suporte o peso de uma criança com 17 kg?
às 13:37 de 25.02.2008
Host: 200.217.185.186

martha comentou:

Parabens pela iniciativa. Gostaria de obter maiores informações para a fabricação de um barco de garrafas pet com capacidade para 2 pessoas.Obrigada.
às 10:56 de 01.03.2008
Host: 20178232068.user.veloxzone.com.br

Daniel Boaventura comentou:

COLA

Tentei fazer uma calha de PET usando cola de PVC, como foi recomendado aqui, e com cola de isopor dissolvido na gasolina, outra dica.
Não funcionam. Elas não interagem com o polietileno tereftalato.
Poliuretano injetável também não se aplicaria, pois forma uma espuma, e eu preciso de uma fina película de adesão.
Experimentei então um adesivo de contato, que funcionou.
Não sei se resistirá à umidade por tempo prolongado. Só testando.
às 10:48 de 06.03.2008
Host: c911d31f.virtua.com.br

Paulo Alves Maia comentou:

Preciso de uma forma de colar garrafas PET. A palavra certa seria soldar uam na outra, isto é, o local colado tem que ter, pelo menos a mesmo resistência do material da garrafa e não pode soltar com água e calor de até 65°C.
Essa é dificil mais perguntar não ofende.

Obrigado
Paulo
às 21:44 de 06.03.2008
Host: 201-43-157-193.dsl.telesp.net.br

Carla Pinheiro comentou:

Kra muito legal...
meu professor de educação física passou um trabalho pra gente fazer uma canoa de garrafa pet!!!

A minha canoa vai ficar supimpa...

bjaumm...
às 13:03 de 14.03.2008
Host: serv1.provecom.com.br

Silvano comentou:

o mundo entupido de pet, um monte de gente fazendo barcos, e ninguém responde a pergunta da cola?? Pq? é segredo de estado revelar um adesivo indicado para unir as pets???
Que egoismo!!
às 22:27 de 15.03.2008
Host: 201-68-25-197.dsl.telesp.net.br

Pita comentou:

Gostaria de fazer um pequeno barco, seja qual for o material, mais gostaria que alguem me orienta-se, os tipo de material, cola, se possivel entre em contacto.

Pita....http://www.okara-2@hotmail.com
às 14:26 de 26.03.2008
Host: 200-140-211-10.mganm300.ipd.brasiltelecom.net.br

PITA comentou:

Por favor se alguem tiver um manual de construção de um barco por favor entre em contacto.
Pita
às 14:27 de 26.03.2008
Host: 200-140-211-10.mganm300.ipd.brasiltelecom.net.br

andrea Pfeiffer comentou:

qual material usado para colar as tampas de garrafa pet, quem souber me avise email acnpfeiffer@hotmail.com
às 18:50 de 02.04.2008
Host: 189-46-6-156.dsl.telesp.net.br

Pita comentou:

Por favor gostaria de fazer um barco pequeno para uma pessoa, com garrafa pet, mais gostaria de saber que cola devo usar, como proceder para fazer a amarração de uma garrafa na outra.

meu site...http://www.okara-2@hotmail.com

Pita
às 17:45 de 09.04.2008
Host: 200-140-211-10.mganm300.ipd.brasiltelecom.net.br

Alfredo Morais Filho comentou:

Aprendi com Gerard,Lucivaldo,João da Águas e muitos outros. Estas técnicas são de mais . Entrem em contacto e divilguem esata ideías!
alfaero@hotmail.com
às 10:26 de 22.04.2008
Host: 200.165.107.186

klaus gunter mol comentou:

Se alguem tem a "tecnologia", da cola e um projeto do catamarã, que cobre um preço justo e passe adiante e deixe de egoísmo,
às 19:16 de 26.04.2008
Host: 201-34-210-33.gnace703.dsl.brasiltelecom.net.br

Alessandro comentou:

Galera é o seguinte, pretendo (não sei quando) construir uma balsa com duas bananas feitas de bombonas de 200 litros de plástico unidas com cola (resina)epóx e revestidas com laminações de fibra de vidro. Ficaria muito mais resistente se fosse usado resina epox, mas o custo seria muito superior (nem si quanto).

Cola p/ garrafa pet: acho que uma boa cola seria uma cola epox, existe várias (ex: araldite mais popular) dependendo da utilidade, mais densas, mais liquidas, e colam desde concreto, plástico, vidro, metal, madeira então deve colar garrafas pet. Ok?
às 15:08 de 27.04.2008
Host: 201.67.228.47

celia comentou:

gostaria de receber passo a passo a confecção dos sofa e cama de garrafas pet. parabens e muito obrigado
às 23:54 de 30.04.2008
Host: 189-72-127-113.fnsce704.dsl.brasiltelecom.net.br

mileide carvalho comentou:

gostaria de mais informação de como fazer trabalhos com garrafa pet.
precisso fazer um trabalho na faculdade.
obrigada
às 01:00 de 04.05.2008
Host: 201-15-211-186.mganm703.dsl.brasiltelecom.net.br

MANUEL ANTONIO comentou:

GOSTEI DO BARCO, VC PODERIA ME MANDAR O PROJETO DE COMO EU POSSO FAZER UM???
DESDE JA FICO MUITO AGRADECIDO
às 01:07 de 07.05.2008
Host: 201-13-150-39.dial-up.telesp.net.br

Sérgio dos Santos Ramos comentou:

Idéias e comentários sem custo algum.entre em contato sergios_ramos@hotmail.com >somente interessados(as)
às 00:58 de 23.05.2008
Host: 201-67-104-41.bsaco701.dsl.brasiltelecom.net.br

Sérgio dos Santos Ramos comentou:

Olá Galera.sem egoísmo a cola e:PVC VÍNIL ESPECIAL.utilizada para vulcanização de lona vínil.meu barco está ficando show de bola.qualquer dúvida entre em contato com sergios_ramos@hotmail.com >troca de idéia e comentários sem onus algum.abraço e sucesso a todos 8-)
às 01:03 de 23.05.2008
Host: 201-67-104-41.bsaco701.dsl.brasiltelecom.net.br

Jucelio comentou:

Gostaria de saber se Vc pode me mandar um projeto de como fazer um barco de 06metros com garrafas pet para pescar no Rio São Francisco.
Atc.Jucélio.
às 16:23 de 28.05.2008
Host: 200.97.13.250

Jucelio Duarte comentou:

Alguem pode enviar o projeto de um barco ou jangada de garrafas pet?
Atc, celo.
às 21:19 de 30.05.2008
Host: 200.195.63.122

guilherme de paula da silva comentou:

isso e uma bosta
às 14:43 de 13.06.2008
Host: 201.86.15.147.adsl.gvt.net.br

eduardo comentou:

ruimmmmmm

chatoooo eu quero um site q me ensine como faser um barco
vcs num intendem patos

porra
às 11:47 de 17.06.2008
Host: 189-74-1-250.e.cbace700.brasiltelecom.net.br

eduardo comentou:

eae manu

fica ligado na poarada

se nao eu vo te prosseça

pau no cu
às 11:51 de 17.06.2008
Host: 189-74-1-250.e.cbace700.brasiltelecom.net.br

Ciro Duarte comentou:

Quem assistiu o filme PAPILLON ??? No fim do filme, o prisioneiro deixou a ilha, boiando sôbre um saco de côcos. É que naquela época, ainda não tinham inventado, as garrafas pet.
às 00:30 de 27.06.2008
Host: 189.34.249.110

Ciro Duarte comentou:

Com garrafas pet, dá para fazer até um TITANIC
às 00:33 de 27.06.2008
Host: 189.34.249.110

eduardo comentou:

sua ideia foi otima, tambem estou construindo uma barco pet tipo lancha
gostaria de saber como cola a as garafas,
se cola de sapateiro, cola de cano de agua
silicone ou cola quente resolve a emendada
das duas garrafas.
às 00:16 de 19.07.2008
Host: 189105111156.user.veloxzone.com.br

jorge comentou:

gostaria de saber como fazer um tablado para pesca com garrafas pet
às 17:01 de 21.07.2008
Host: bd21cb6a.virtua.com.br

MARLLON MARIANO comentou:

TUDO BEM?!
MEU NOME É MARLLON MARIANO E SOU ESTUDANTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.
E GOSTARIA DE PEDIR A SUA AJUDA, PARA ESTÁ ME FALANDO COMO DEVO FAZER PARA CONSTRUIR ESSE BARCO, POÍS ESTOU COM UM PROJETO, VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BANHISTA E BARRAQUEIROS DE UMA PRAIA DA MINHA CIDADE (PRAIA DO CARIPI).
E VEJO ESTE BARCO UMA BOA MANEIRA DE CHAMAR A ATENÇÃO. PARA ESSE ASSUNTO MUITO ATUAL!
DESDE JA O MEU MUITO OBRIGADO!
às 11:38 de 22.07.2008
Host: 200.152.212.66

claudionor M. Santos comentou:

Estou me dedicando em um projeto para construir uma estufa toda com pet, gostaria de saber qual cola serve para unir as laminas de pet, já tentei alguma experiencicas e não obtive suscesso.
Obrigado - claudionor
às 16:10 de 29.07.2008
Host: 189.74.173.93

JOAO GILBERTO DALLAROSA comentou:

POIS É EU TAMBEM TENHOI UM PROJETO DE FAZER PASSEIO TURISTICO NO RIO SAÍ MIRIM NA CIDADE DE ITAPOÁ SC E QUERO A ORIENTAÇAO NA CONSTRUÇAO DE UMA BALSA VEJA COMO PODE ME DAR ALGUMA DICA... OBRIGADO
às 14:54 de 02.08.2008
Host: 189.73.84.22

alexandre comentou:

este e um otimo projeto,eu gostaria de saber como amarrar os litro de pet um no outro.e gostaria de receber este projeto..obrigado

meda a dica mais rapido posiveu
às 15:47 de 05.08.2008
Host: 189.74.171.3

thellma vieira professora de artes comentou:

goistaria de saber como posso fabricar uma poltrona de garrafas pet, gostaria de fotos e explicações passo a passo deste já agradeço pela atenção
às 17:42 de 09.08.2008
Host: 189.11.198.3

nathalia comentou:

gosto muito da aline barros obrigado
às 22:53 de 18.08.2008
Host: c95149d2.virtua.com.br

Tassyana comentou:

gostaria de saber como construir um tablado para pesca feito de garrafas pet
às 17:49 de 24.08.2008
Host: 201-14-103-55.pvoce702.dsl.brasiltelecom.net.br

breno comentou:

hehehheheh!!

sou unica pessoa mes nove!

eu achei legal

msn:breno_rei10@hotmail.com
às 20:08 de 02.09.2008
Host: 201-71-149-18-arpa.vsp.com.br

Léo Paulo comentou:

Caro amigo sou entusiasta ao plastimodelismo, e gostaria de sua ajuda com o plastico PET.
Como você fez a cola para PET e como você a manuseia(cuidados e forma de uso).
às 12:10 de 16.09.2008
Host: 200.129.187.61

Léo Paulo comentou:

Meu e-mail e:leoburke422@yahoo.com.br
às 12:12 de 16.09.2008
Host: 200.129.187.61

marcio comentou:

qual a cola pronta ou mesmo por decomposição de outros materias para unir face a face, com resistencia a calor acima de 50° e inferior a -2° ação de agua salidrada existente no mercado .
agradeço a colaboração
às 06:33 de 19.09.2008
Host: 200217201230.user.veloxzone.com.br

Athos comentou:

Gostaria de construir um catamarã utilizando bombonas de 200 litros para as bananas. Agradeço quem puder me dar dicas e orientação.
às 22:20 de 03.10.2008
Host: 201-0-10-89.dsl.telesp.net.br

Marcos comentou:

Entao o segredo aqui é o tipo de cola? Segredo industrial?
às 18:25 de 08.11.2008
Host: 201-95-16-92.dsl.telesp.net.br

Mario comentou:

Bom, o Sérgio dos Santos Ramos comentou que a cola indicada seria o PVC VÍNIL ESPECIAL. Alguem já experimentou? Funciona mesmo pra unir as garrafas pet?
às 18:31 de 08.11.2008
Host: 201-95-16-92.dsl.telesp.net.br

Valnei Ventura de Jesus comentou:

Sem ter grande conhecimento, mas necessitando de um telhado sobre minha laje que vazava muito, construi um telhado que ficou com o beiral curto e causava alguns transtornos, resolvi então buscar na internet alguma solução prática e barata, e consegui isso com algumas garrafas pet. É fantástico o que se pode fazer com elas, basta um pouco de criatividade e mãos á obra.
às 18:11 de 11.11.2008
Host: 18925081128.user.veloxzone.com.br

mario comentou:

E, falando em barco, acho uma boa ideia inventar um colete salva-vidas com garrafinhas pet. Alguem se habilita?
às 11:47 de 19.11.2008
Host: 201-13-61-125.dsl.telesp.net.br

jerry comentou:

Sou de Tabatinga-Am, e gostaria de projetar assim como os barcos, balsas para serem usadas na Comunidade ribeirinha, já que as mesmas na possuem locais que sirva de porto.
às 01:19 de 20.11.2008
Host: 200.142.164.254

CARLOS ALBERTO comentou:

Bom dia a todos. Meu nome é Carlos, e eu necessito da ajuda de quem esteja disposto a informar o passo-a-passo da montagem de uma poltrona feita de garrafas pet, inclusive qual o tipo de cola que efetivamente seja adequada para a união deste tipo de material. Tenho lido alguns comentários aqui acerca da cola pvc vinil especial. Esta cola é realmente o que a indústria química recomenda ? Meu e-mail é araujoprefeitura@uol.com.br. Desde já fico grato.
às 12:14 de 20.11.2008
Host: 20129070116.user.veloxzone.com.br

Fabiano da Rosa comentou:

eu estou a fim de fazer uma sisterna de garrafas pet. e gostaria de uma sugestão sua. que tipo de cola posso usar nesse material? muito bem pensada a sua idéia das palestras parabéns o mundo presiza de pessoas assim! abraço...
às 10:00 de 21.11.2008
Host: 189-74-205-245.paebv700.dsl.brasiltelecom.net.br

Andrea comentou:

Oi, minha mãe trabalha com garrafa pet, faz puff...e gostariamos de saber passo a passo como fazer o sofá? precisamos usar cola?
Alguém pode nós ajudar?

Desde já agradeço.
às 13:40 de 23.11.2008
Host: 189-74-217-108.nhoce701.dsl.brasiltelecom.net.br

Talita Souza comentou:

Meu nome é Talita, e gostaria que me informassem o passo-a-passo da montagem de uma poltrona feita de garrafas pet, inclusive qual o tipo de cola que seja adequada para utilizar. Muito obrigada!
às 00:08 de 23.12.2008
Host: 201-69-113-66.dial-up.telesp.net.br

claudio soares de souza comentou:

tenho vontade de construir um barco catamarã utilizando babonas descartadas,preciso de informações sobre projetos ,mastreamwento lemwe e/ou motorização. contatos:claudios.souza@hotmail.com obrigado bons vwentos a todos fweliz 2009
às 21:32 de 23.12.2008
Host: 201-3-189-249.paemt704.dsl.brasiltelecom.net.br

Lucivaldo comentou:

o catamarã já está navegando em salvador - ba, o tamboat, construido por lucivaldo. acesse o orkut lucivaldopqd@hotmail.com e veja as fotos

abraço

Lucivaldo
barcos reciclados
às 10:02 de 03.01.2009
Host: 189104246070.user.veloxzone.com.br

jayme comentou:

jayme fontana comentou:gostei da ideia mas eu queria saber mesmo coma fazer de madeira,principalmente como enterrar as estaca no rio
às 20:54 de 12.01.2009
Host: 201-69-142-86.dial-up.telesp.net.br

Elias Momberg Vieira comentou:

OlA lucivaldo, estou entrando em contato com vc por e-mail, gostaria muito de obter o teu projeto, como por exemplo a cola p colar as garrafas pet, nao encontro, essa cola e para quais finalidades tanto? assim talvez eu encontre.. perguntei nos matriais de construçoes ninguem conhece como pvc monto, esse é o nome da cola que vc usa ?? obrigado
meu msn elibergvieira@hotmail.com
às 11:49 de 02.02.2009
Host: 201-46-34-54.clientes.cilnet.com.br

Rosangela Antonelli comentou:

Vcs estão de parabéns por essa nova maneira de navegar !É sabemos que "navegar é preciso ..."O que me trás a vcs tbém é um grande pedido,a dias estou tentando (e gastando!) encontrar uma cola que realmente "cole " pet com pet .Trabalho num projeto para crianças de baixa renda e , não estou conseguindo realizar nessa façanha.Por favor ajudem-me .Obrigada
às 18:07 de 06.02.2009
Host: 189-041-223-173.xd-dynamic.ctbcnetsuper.com.br

Evandro comentou:

Olá Pessoal. Sou representante de uma indústria química e tenho um adesivo que une garrafas pet. Se alguém tiver interesse envie um e-mail para evandro@gmail.com.
Até mais...
às 20:45 de 23.02.2009
Host: CZO245.annex.com.br

Luiz comentou:

Olá pessoal, estive navegando em um barco com armação de cano de ferro com uma lona em volta tem capacidade de transportar até 3 pessoas, desmontado cabe no porta malas de um carro. É possivel até colocação de motor de popa, foi feito em fundo de quintal. Gostaria contatar alguém que tenha algum projeto desse tipo de barco para aperfeiçoar a idéia. luiz.adv@terra.com.br
às 01:33 de 17.03.2009
Host: 189-10-147-44.smace701.dsl.brasiltelecom.net.br

francisco comentou:

tenho um projeto de um barco de garrafa pet movido por um motor de moto pra ser concluido ate 2010
às 14:48 de 21.03.2009
Host: USER.140.246.4.201.dial-ip.telemar.net.br

daniel alves comentou:

e showwww velho cada coisa maravilhosa pode ser feito com material reciclado q pena que muitas pessoas ainda n se conscientizaram de ideia.
às 15:54 de 09.04.2009
Host: 201008194033.user.veloxzone.com.br

NILSON FILHO comentou:

POR FAVOR, EU QUERIA APENAS FAZER UMA BALSA, NÃO HAVERÁ NECESSIDADE DE LOCOMOÇÃO, ALGUÉM PODERIA ME FORNECER AS INSTRUÇÕES DE COMO PROCEDER????
GRATO, NILSON.
às 20:17 de 10.04.2009
Host: 20151133173.user.veloxzone.com.br

ricardopedrosa comentou:

prezado amigo,gosto muito de pescar, e gostaria de executar seu projeto de flutuador.
É possivel me enviar seu projeto
às 22:51 de 21.04.2009
Host: 187.46.2.28

jaime comentou:

Olha gente estou fazndo testes em um aerobarco de madeira utilizando SELAMIL MULTIUSO para vedaçao (1,20m X 3,00m ) nas juntas e uniao de madeira . É um bom produto vale a pena testar em garrafas pet , é um bom adesivo, são varios tipos... (aerobarco com motor de CB400) boa sorte...
às 21:56 de 27.04.2009
Host: 189-75-158-184.pgosm702.dsl.brasiltelecom.net.br

alexssandro pinto comentou:

boa noite.
gostaria de saber se tem como reaproveitar as guarrafas pet quando derretidas ?

muito obriguado.
às 20:58 de 28.04.2009
Host: 200-100-42-35.dial-up.telesp.net.br

Adalberto José dos Santos comentou:

Boa noite.
Moro em Aracaju e gostaria de obter manual de contrução de barco com Pet e a cola para a mesma
às 23:54 de 14.05.2009
Host: 18981071115.user.veloxzone.com.br

Vânia comentou:

Boa tarde!! Preciso fazer um barco de garrafas pet para um projeto da escola e gostaria de saber o que uso pra colar e fz a amarração. Pois o mesmo vai ser testado numa piscina com uma pessoa em cima e não pode virar tenho duas semanas pra fz este projeto.

Por favor me retorna estou desesperada.
às 14:57 de 15.05.2009
Host: 189-46-132-235.dsl.telesp.net.br

Kleber Pereira Rodrigues comentou:

Olá Itamaragiba. Parabéns pelas iniciativas, fiquei muito contente de te encontrar on line, também sou rodrigues, e tenho muita vontade de construir um barco de pet, moro no interior do RS, Manoel Viana, e estou as margens do Rio Ibicuí, famoso por suas areias brancas e fina.Por gentileza me dá uma luz tchê, um grande abraço Kleber Rodrigues.
às 19:56 de 20.05.2009
Host: ip-189-0-98-8.user.vivozap.com.br

Graça Garcia comentou:

Parabens e preciso de sua ideia para a criação de novas invenções; inclusive casas flutuantes para os ribeirinhos da Amazonia que hoje estão embaixo d'agua que tal alguem tem alguma ideia de como pode ser feito, de garrafas pet e tubo PVC, casa de dois quartos que fique no seco e flutue na epoca de chuva se alguem puder me ajudar, certamente estará ajudando milhares de familias que perderam tudo nestas enchentes, meu e-mail: garciamariagraca@hotmail.com - abraço a todos...
às 17:33 de 24.06.2009
Host: 200165023208.user.veloxzone.com.br

Petterle comentou:

Parabens pelo sucesso do trabalho!
Faço trabalho de base na Educação Ambiental em colonia de pescadores
no Rio Ibicui,gosteria de receber informações como construir,colar,
pressurizar,etc.
Obrigado
às 22:55 de 27.06.2009
Host: 200-203-112-213.smace701.dsl.brasiltelecom.net.br

Maria Eduarda de Sousa Sampaio comentou:

meu deus eu odeio essas tarefas de fazer objetoos com garrafa pet mais adorei esse trabalho...
beijos...
¢¾¢¾¢¾
às 09:18 de 26.07.2009
Host: 18982237015.user.veloxzone.com.br

REGINA SANTOS comentou:

REGINA

No meu bairro tem uma comunidade católica que faz puff de pet. Comprei um e amei e até encomendei outro. É leve de carregar, ajuda as pessoas a ganharem um dinheirinho e ajuda o meio ambiente. DEUS ABENÇOE A TODOS.
às 19:33 de 10.08.2009
Host: 189-47-40-225.dsl.telesp.net.br

Maria Oliveira Santos comentou:

Parabéns pelo seu trabalho! Certos idiotas criticam esse tipo de iniciativa. Criticar é fácil difícil é ser inteligente como você.
às 21:15 de 18.08.2009
Host: 200.223.147.50

roger comentou:

Que trabalho incrível. É disso que nosso pais precisa. Atitudes que mostrem que é possivel mudar. Atualmente as garrafas pet tem uma boa porcentagem de presença na poluição do nosso Brasil. Disceminando projetos e formas de fabricação desses tipos de barcos, que podem ter um custo baixo, e uma qualidade parecida com o de outros materiais, alem de estarmos retirando da natureza esse resíduo, estariamos contribuindo para uma diminuição do uso das matérias primas atuais, madeira - metais - etc.
Do mais, se alguem puder me mandar projetos de barcos, botes, moveis, paredes, casinhas para crianças, pois temos vontade de estar passando conhecimentos como esses aos nossos alunos da escola publica atraves do trabalho voluntariado. Desde ja agradeço.
às 16:24 de 21.08.2009
Host: 200-138-143-5.mganm301b.ipd.brasiltelecom.net.br

Itael Almeida comentou:

Fiz tambem um aerobarco experimental usando materiais recicláveis: o flutuante foi de compensado usado em tapumes de construção civil; as armações e cavernas tambem de madeira, bancos,etc. A helice foi tres pas de um ventilador de teto usado e o motor um estacionario de 6 hp. Naveguei muito até a madeira apodrecer pois não recebeu nenhum tratamento. Isso prova que existe no Brasil uma gama interminavel de materiais excedentes que podem ser reaproveitados para um sem numero de projetos.
às 09:49 de 30.09.2009
Host: 201-42-169-151.dsl.telesp.net.br

tiago comentou:

Oi Gostaria de entrar nesta onda de embarcação em garrafa pet, sou navegador e gostaria de aprender a fazer esta embarcação, alguém poderia repassar alguma dica?
às 15:13 de 20.10.2009
Host: 201-41-3-158.paebv701.dsl.brasiltelecom.net.br

Junior comentou:

Este tal de lucivaldo é muito egoista ele só quer vender o peixe dele não compartilha o adesivo utilizado e nem a forma de construção, que que é isso gente sera que el não poderia ajudar a galera.
às 15:50 de 28.11.2009
Host: 189-47-251-41.dsl.telesp.net.br

Sérgio Luiz Dantinho comentou:

É brincadeira já gastei dinheiro e tempo tentando construir o barco,consegui fazer a pressurização das garrafas mas não consigo colar as mesmas,fica um monte de gente falando de ajudar o planeta a sobreviver mas não tem coragem nem de falar qual cola usa para unir as garrafas pet.
Ajuda aí gente de boa vontade.
Me fala a cola pelo amor de Deus tenho pressa tem um tempão q tó atrás dessa cola aí vai meu email zuzadantinho@hotmail.com Deus abençoe a todos até os egoistas q ão falam o nome da cola. TCHAL.
às 00:11 de 28.12.2009
Host: 189107167030.user.veloxzone.com.br

nonato neto comentou:

oi um projeto muito legal.
sou muito interessado em contruir uma balsa flutuante de garrafas pet se alguem tiver como mim ajudar com algum projeto com fotos por fasor entre en contato agradeso muito se alguem poder mim ajudar ...
email neneto.l@hotmail.com
às 13:20 de 28.12.2009
Host: 201009136207.user.veloxzone.com.br

Tipoalgo comentou:

Olá a todos.

Hoje consegui uma forma barata de manter ar comprimido no interior de uma garrafa PET.

Espero que seja útil a mais pessoas.

As fotos comentadas estão em http://picasaweb.google.com...

Abraços
Tipoalgo
às 04:21 de 29.12.2009
Host: bb151b0f.virtua.com.br

João Carlos comentou:

gostaria de constrir um barco pequeno de garrafa pet , queria algumas ideias por favor , um desenho
às 20:42 de 02.01.2010
Host: 189-109-143-83.customer.tdatabrasil.net.br

udo comentou:

Vê se não vai fazer igual ao padre que morreu ao tentar voar com balões.
mantenha-se em cima da água, para a sua jornada não se transformar em uma tragedia.

Boa Sorte!
às 10:45 de 14.01.2010
Host: webmail.tangarafoods.com.br

clovis silveira comentou:

Clovis Silveira OPTOMETRISTA
Para unir as garrafas pet nao precisa cola-las,basta uni-las uniformemente e
ensacar dentro de uma lona de caminhao em forma de bote inflavel ,so que em vez de ar as garrafas pet.tambem colocadas alinhadas no assoalho do bote.
Quaquer coisa so me falar comigo atraves do meu endereco.
às 14:19 de 15.01.2010
Host: bb179551.virtua.com.br

CRISTIANO LIMA comentou:

OI TUDO BEM GOSTEI MUITO DA SUA JANGADA EU GOATARIA MUITO DE TENTA FAZER UMA PRA MIN POIS ESTE E O MEU SONHO TER UMA JANGADA SI VC QUIZER MIN AJUDA E SO ENTRA EM CONTATO COMIGO PELO MEU MSN SO PRECISSO Q VC MIN DIGA COMO FAZER UMA FICAREI MUITO GRATO OBRIGADO E FIQUE COM DEUS
às 11:59 de 09.02.2010
Host: 18741069068.user.veloxzone.com.br

anderson veronezi comentou:

Oi, meu nome é anderson veronezi, sou dentista e trabalhei com indios na amazonia por 16 anos, gostria de ter em mãos o projeto de seu barco para trabalho de conscietização de pescadores no litoral de são paulo e rio. obrigado
às 09:39 de 10.02.2010
Host: 189-54-110-222-nd.cpe.vivax.com.br

Tipoalgo comentou:

Olá a todos.

Para unir as garrafas sem uso de cola:
Coloquei as fotos em http://picasaweb.google.com...

Fiz um painel que pode servir como parede ou assoalho, depende do projeto que se queira construir.

A idéia básica é um anel feito com garrafão (pet) de vinho ou com tira de garrafa pet soldada com ferro de solda (se controlar a temperatura do ferro o pet não seca).

Abraços
Tipoalgo
às 11:13 de 16.02.2010
Host: bb247dcc.virtua.com.br

gideao comentou:

esse trabalho e iprssionante ,que ajuda a presserva a natureza
às 11:36 de 16.02.2010
Host: 200141236056.user.veloxzone.com.br

GILNEI SANTOS comentou:

OLA PESSOAL MEU NOME E GILNEI, COMECEI ONTEN A PESQUISAR SOBRE BARCOS PET. VI QUASE TODOS OS VIDEOS, E TOMEI NOTA DE MUITAS INFORMAÇOES. UMA PERGUNTINHA PARA O AMIGO LUCIVALDO, COMO VC FIXA AQUELA LONA NA EMBARCAÇAO( COMO VC FEZ NA LANCHA). ABRAÇO DO GILNEI. BOLINHA VI SEU PET BARCO TAMBEM. PARABENS GAROTO. ME ADD. aruera62@hotmail.com
às 00:07 de 05.04.2010
Host: 187.7.30.71

Juno comentou:

Com garrafas pet, é possível fazer uma embarcação, para atravessar oceanos; e, dar a volta na terra.
Aproveitando o embalo, o fim do mundo vem aí. É bom já ir guardando garrafas pet vazias, para fazer botes salva vidas, semelhante aqueles botes de borrachas, que se usam em corredeiras. Não deixem para a útima hora. Em 2012, o bicho vai pegar.
às 19:00 de 13.04.2010
Host: bb158ebc.virtua.com.br

gilei comentou:

ai pessoal do barco pet, fizz alguns teste com cola. cola de encanamento pvc nao da. cola de silicone usado nas construces civil tambem nao. mas isopor co gasolina, deu aderencia muito boa. nao consegui descolar. façam o teste ai na casa de vcs, piquem um punhado de isopor e va adicionando gasolina aos pingos ele vai se desmanchando e vira uma goma. lixe os pet onde vai ser colado. kra o treko grudo mesmo. ( a goma e meia ruim de colocar no pet ela encolhe , parece q nao vai cola, e nao para muito no lugar) mas depois de acertar fica bom para os pet e para seu bolso. faça o teste vc tambem.
às 23:58 de 14.04.2010
Host: 201.67.237.55

GILNEI SANTOS comentou:

a secagem da cola de isopor com gasolina fica bom com 24 hs.
às 00:04 de 15.04.2010
Host: 201.67.237.55

Ricardo Barbosa comentou:

Olá pensadores pet.Desde do dia 28/07/2006 a aproximadamente quatro anos comentei está fantastica experiência nesta mesma pagina esperava anciosamente que alguem me desse uma luz sobre como colar as garrafas pet e só hoje revendo e visitando está pagina é que vejo uma esperiência interesante de cola com o camarada Gilei e espero que dê serto, por que eu também vou tentar aqui em Santa Cruz-RN.Valeu mesmo e parabens Gilei!
às 18:30 de 15.04.2010
Host: 250.reverso.152.21.189.db

GILNEI SANTOS comentou:

ok ricardo ,to juntando os pet. vale a pena fazer a experencia em casa sim, vejo muita gente perguntando nos sites (barco pet) sobre qual a cola usada, e as respostas ficam nadando por ai, e o pessoal quendo saber qual a cola. cola de encanador nao da. a de isopor com gasolina depois de 24 hs vc nao consegue descolar ta aqui em casa colado. va no yotube e veja os videos de barcos pet, vc vai ver um kra q fez uma prancha de surf, siga a tecnica dele de lixar as partes a serem coladas. perem use a cola de isopor. vou colar mais 2 modulos para confirmar com certeza. e depois maos a obra. me de um retorno, abraço do gilnei
às 19:58 de 18.04.2010
Host: 187.5.171.177

Rita comentou:

estou interessada em fazer um barquinho s`o pra eu pescar poderia por favor me enviar o projeto tipo assim totalmente de gratis e com o q se cola?
às 13:53 de 23.04.2010
Host: 201-43-142-148.dsl.telesp.net.br

jailza Helena comentou:

Jailza está só aproveitando as idéia desses gênios
PARABÉNS !!!
Gosto muito de projetos desse tipo, além de ajudarem o meio ambiente ainda está me ajudando a trabalhar matemática com meus alunos do 4° ano que estão aprendendo muito sobre reutilização, multiplicação e construção de pequenos barcos. Muito obrigada a todos e parabéns!!!
às 20:53 de 24.04.2010
Host: 187.60.91.5

GILNEI SANTOS comentou:

OK PESSOAL ABRAM O YOUTUBE E DIGITEM ( barco feito de pet ) OU ( barco pet) PESQUISEM TODOS OS VIDEOS RELACINADOS. VEJAM O DO KRA QUE FEZ UMA PRANCHA DE SURF, ALI ELE POSTOU PARTE 1 E 2 DO VIDEO. NA PARTE 1 ELE MOSTRA COMO COLAR. NEM GASTEM COM COLA DE COLAR CANO. Q NAO DA, NAO TEM BOA ADERENCIA, AQUELE SILICONE USADO EM CONSTRUÇAO CIVIL, TAMBEM NAO DEU. POR ENQUANTO A QUE DEU BOM RESULTADO FOI A DE ISPOR COM GASLINA. SE SOUBEREM DE OUTRA BOA E DE BAIXO PREÇO QUANTO ESTA ME AVISEM. ESTOU JUNTANDO PET. VOU FAZER UM CATAMARAM NO CAPRICHO, COM A BASE DE 450 A 500 PET. ME ADD. PARA TROCA DE IDEIA ( aruera62@hotmail.com)
às 23:15 de 27.04.2010
Host: 189-73-72-58.dsl.fnsce704.brasiltelecom.net.br

GILNEI SANTOS comentou:

OLA, PESSOAL , JA ESTOU COM MAIS DE 200 PET . QUANDO CHEGA NOS 400, VOU DAR INICIO AO BARCOPET . ESTO INICIANDO A PRATICA DO MEGULHO PARA PESCA SUBMARINA, COM CERTEZA O BARQUINHO VAI SER MUITO UTIL. ABRAÇO A TODOS.
às 12:54 de 18.05.2010
Host: 187-4-217-232.fnsce704.dsl.brasiltelecom.net.br

jose Gomes comentou:

os caras que construiram os barcospet são egoistas.Pois não dão dicas da cola para unir as garrafas.Por isto e outras coisas que o nosso BRASIL fica sempre pra traz de outros paizes, nós nunca chegaremos a classifacação de (pais de 1º mundo) se não mudarmos nossa maneira de agirmos. Sera que estes ignorantes não enchergam que dando uma simpres dica estarão contribuindo e muito para ajudar a solucionar um grande problema que atinge a toda humanidade,que é limpesa dos nossos rios e lagos que estão abarrotados de garrafas pets. Que me desculpem os ignorantes.Mas tenho que desabafar em nome do bem estar de todos. Parabenizo a vc GILNEI SANTOS que está fazendo a sua parte.Obrigado
às 23:04 de 22.05.2010
Host: 189-112-083-013.static.ctbctelecom.com.br

claudia marcela vargas machado comentou:

Sou aqui da cidade de BrusqueSC do movimento escoteiro precisamos construir uma balsa a partir de pet bambu e sisao.
essa embarcaçao tem q suportar um grupo de seis pessoas,e percorrer no rio 10km...
se tiver alguma dica e poder nos ajudar o grupo escoteiro de brusque sera muito grato ,e podemos enviar fotos da confecçao do mesmo e da operaçao tambem ,agradecida....
às 13:50 de 01.06.2010
Host: 187.7.43.229

sprint car comentou:

Olá pessoal ! Vai uma dica, promotor de aderencia usado para pinturas de parachoque de carro, com uma lixa ferro 80 faz ums arranhoes na PET e passa resina para colar uma na outra.

http://www.sprintcar.com.br
AUTO PEÇAS
às 01:03 de 07.06.2010
Host: 189.27.163.173.dynamic.adsl.gvt.net.br

Domingos Olimpio Silva comentou:

Estou desenvolvendo um projeto de alças, mas estou prestes a parar por não conseguir uma cola capaz de colar as fitas de pet de mais ou menos de 1 cm capaz de sustentar um peso de mais ou menos 2 kilos.Estou comprometido com a recclagem do pet em minha cidade. Ajudem-me a ajudar a natureza.
às 20:30 de 22.07.2010
Host: 20158116198.user.veloxzone.com.br

Marcello Ajuz comentou:

Estou querendo confeccionar uma plataforma flutuante de 2 x 2m de garrafas pet para servir de apoio à pratica de esportes náuticos. Alguém sabe que tipo de cola posso usar para colar as garrafas umas nas outras?
às 20:10 de 28.07.2010
Host: 200.166.40.3

Paulo Cesar Azevedo - Natal RN comentou:

A regra é a seguinte: 1m³ de volume, faz flutuar 1.300 kilos na agua do mar. Fazendo o calculo: 500 garaffas pet de 2 litros daria aproximadamente 1 m³. Ao construir o flutuante deixar pelo menos 30% de tolerancia e não esquecer de proteger as garrafas do sol pois isso aumentará a vida util das garrafas. Boa sorte e boa navegação.
às 09:51 de 15.09.2010
Host: 187.0.45.61

Rosimar Cardoso Barros comentou:

Itamaragiba enviei um email para vc preciso de ajuda para uma comunidade que trabalho no PSF, tenho um projeto de aproveitamento de objetos que podem ser uteis mesmo sendo lixo e tira´lo da natureza como entulho e reaproveita-lo para amenizar os impactos na natureza espero que vc me responda. Os moradores desta localidade são muito pobres e usar garrafa pet para construir barcos vai ser maravilhoso nos ajude por favor
às 19:30 de 11.10.2010
Host: 201-11-143-243.pvoce701.e.brasiltelecom.net.br

janecumaru@hotmail.com comentou:

beleza na fazenda da minha mae tem 2 represas e eu queria fazer tipo uma cadeira flutuante para usamos nela de garrafas mais eu nao sei eu queria um modelo.
às 11:42 de 04.11.2010
Host: 200.146.159.171

Luiz de Matos comentou:

NOVO: A forma mais inteligente de pressurizar uma garrafa pet é a seguinte:
Após lavar bem a garrafa e secar bem a parte interna , passe na extremidade do gargalo (sem a tampa) um filete (ou anel) de TEFLON LÍQUIDO que é vendido em bisnaga. Após isso feche a garrafa com sua devida tampa atarrachando bem até o final. Vá até sua cozinha e acenda a boca média do seu fogão a gás e regule para fogo médio. Verifique se a chama está bem azul e não vermelha. Se a chama estiver vermelha, o seu gás está no final ou seu fogão está sujo e velho. Agora pegue a garrafa pelo gargalo e, NA HORIZONTAL, vá girando sobre a chama numa distãncia de 20cm da chama. Faça o calor se transmitir por toda a superfície da garrafa para aquecê-la por igual (sempre com a garrafa girando na horizontal) . Agora verifique que aos poucos a garrafa vai ficando com a superfície bem esticada e lisa e isso ocorre porque a garrafa por inteiro vai encolhendo e com isso comprimindo o ar que está lacrado dentro dela. Quando o seu bom senso ver que já está ok basta deixar a garrafa em repouso para esfriar e é claro desligar o fogão da patroa.
Boa sorte a todos
OBS: Use luvas de cozinha para não queimar as mãos (eu não precisei) e nunca deixe de girar a garrafa para que ela não queime . Pode-se repetir essa operação quantas vezes você quiser até se sentir satisfeito com a pressão da garrafa.
às 19:10 de 16.12.2010
Host: 18983169073.user.veloxzone.com.br

reynaldo godinho ximenes comentou:

por favor eu quero saber como grudar as garrafas na confecçao do barcco ecologico pet. sou militar reformado e temos om sitiozinho com um lago, portanto mandem-me se possi vel como colar as garrafas e o progeto, Achei muito interessante e criativo. ainda mais se tratando da preservaçao do meio ambiente. esna espectativa do envio.Reynaldo godinhbo ximenes
às 17:55 de 22.12.2010
Host: 18924057181.user.veloxzone.com.br

samuel correa da silva comentou:

Samuel Correa da Silva

por favor me ensine a fazer uma balsa usando garrafas pets. estamos precisando para limpar um açude. grato Samuel
às 12:38 de 23.12.2010
Host: 187.28.230.122

ensinar a fazer barcos de PET comentou:

Eu vou colocar aqui as técnicas que conhecemos para fazer bote de pet
às 10:38 de 13.01.2011
Host: ip-187-91-206-143.user.vivozap.com.br

barcos depet comentou:

Oi Rosimar me manda outro email para ita2080@yahoo.com.br
às 10:40 de 13.01.2011
Host: ip-187-91-206-143.user.vivozap.com.br

servajm@yahoo.com.br comentou:

Sou pescador desde 5 anos de idade, quando acompanhava meu pai nas pescaria. Sou amante da natureza e tenho vontade de construir uma jangada com pet, mas não sei por onde começar. Alguem pode me ajudar. José Manuel Minas Gerais.
às 19:09 de 24.01.2011
Host: 18913055231.user.veloxzone.com.br

Edeilson comentou:

Sou Edeilson de Ribeirao preto e gostaria de receber mais informaçoes da itamaragiba sobre os barcos.
às 11:49 de 09.02.2011
Host: bd05c20d.virtua.com.br

vinicius valmorr isac comentou:

seu corno
às 01:32 de 31.03.2011
Host: bd65ed29.virtua.com.br

infomacoes?? comentou:

Boa noite tenho um tablado que usei
garrafas pete mas ja estou com ploblemas
com as tampas o que este cidadao usou para
com tamp posso saber?????
lino!!!!
às 00:12 de 17.04.2011
Host: 189-015-239-207.xd-dynamic.ctbcnetsuper.com.br

GERSON ARAUJO DE CASTRO comentou:

Boa noite

Achei muito interessante a utilizaçao de garrafas pet para construçao de barcos.
Gostaria de receber informaçoes e orientaçoes de como construir um barco com as caracteristicas e modelo do exposto na foto. Modelo Z7PET.

Agradeço antecipadamente

Gerson Castro
às 21:02 de 18.05.2011
Host: 189104158200.user.veloxzone.com.br

Cristian comentou:

ATENÇÃO:

COLA PARA COLAR PET EM PET:

COLA PL

Estou pesquisando sobre PET para outro fim, e aí vai a dica: COLA PL,usada para unir garrafas para suportar mais de 100PSI!!!

Abraços e bons projetos!!!
às 23:23 de 04.06.2011
Host: bb42a87b.virtua.com.br

Cristian comentou:

Dica para colar PET:

Desenvolvi,atravéz de pesquisa, uma técnica para colar PET, que é a de sobreposição com cola entre as partes.

Exemplo:
Pegue três garrafas,
uma delas corte o cone e o fundo deixando o corpo paralelo, corte formando dois anéis.

Lixe todas as partes que receberão cola e use o anel para unir as garrafas.

Ps: Não costumo entar neste site, só postei para compartilhar informações.
Espero ter ajudado.

Abraços e bons projetos!!!
às 23:45 de 04.06.2011
Host: bb42a87b.virtua.com.br

Francinaldo Rocha comentou:

gostaria de obter um projeto destes. Contrução de barco, canoa, jangada... de garrafas pet.
às 16:16 de 13.07.2011
Host: 18740044082.user.veloxzone.com.br

Damiana Caroline da Silva comentou:

eu acho isso muito legal ...Por que vc assim faz uma coisa pra vc e pro planeta ...Em fim eu adorei essa idéia e continuem assim .Enventem mais coisas com garrafas pet então eu recomendo que as pessoas sigam esse exenplo...
às 20:41 de 22.11.2011
Host: 187.16.60.4

iran de jesus comentou:

iran de jesus:amigos,estou muito féliz, em ver tudo o que estar, escritous. uma idéia que não sai da mente, é fazer uma catraia a fim de pescar uma tainha, um robalo ou siri do mangue.bahia brasil cabuçu-ba.não base de como começar, tábua de 5metros,30ct largura. de jaqueira.é possivel começar um barco? se for uma pessoa que ver estes apelos, por favor mande-me o projeto inicial. que deus de bondade e vontade a quem puder ajudar. sonho de um aposentado. não tem dinheiro para comprar um barco com motor e carretinha.um abraço a todos homems de boa vontade.sem mais do amigo iran50.um 7|3 |5|1 de forma respeitosa a todos componentes fámiliar...
às 10:53 de 27.12.2011
Host: 177.49.47.228

luciano costa comentou:

será que dá pra fazer barco pesqueiro?
às 17:59 de 07.01.2012
Host: ip-189-97-41-168.user.vivozap.com.br

luizbereguede comentou:

oi gostaria de receber fotos e dicas como foi feito
às 16:07 de 07.05.2012
Host: 201-50-75-73.user.veloxzone.com.br

gui-ryan@hotmail.com comentou:

gostaria de aprender a fazer se vcs tiverem como mandar para min como foi feito eu iria agradecer a vc
às 22:49 de 25.05.2012
Host: 187.113.6.141.static.host.gvt.net.br

drjfleite@yahoo.com.br comentou:

TENHO INTERESSE EM CRIAR UM BOTE SIMPLES PARA PODER PASSEAR COM A FAMÍLIA NA REPRESA, SOMOS 8 PESSOAS, MAS NÃO TENHO CONHECIMENTO NA ÁREA.
ALGUNS DE VOCÊS PODERIAM ME ENVIAR INFORMAÇÕES, PARA QUE EU POSSA JUNTO COM A FAMILIA CRIAR ESTE BOTE?
TFA
às 11:47 de 28.04.2013
Host: 189-015-135-026.xd-dynamic.ctbcnetsuper.com.br


NOTA: Este sistema de comentários é um oferecimento do *Alfarrábio* para que os leitores possam publicar suas opiniões, comentários, críticas e até mesmo elogios (aceitamos sugestões, embora críticas negativas serão prontamente rechaçadas e ironizadas. O Alfarrábio é assessorado por vários escritórios de Advocacia, e quaisquer infortúnios serão respondidos judicialmente). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores. Pode-se solicitar referências, dicas de literatura etc., mas o aproveitamento de cada dica ou referência é de responsabilidade do próprio leitor.