:: MTb 25.626 ::

jornalismo
É a pauta do dia: STF revoga exigência de diploma pra jornalista. De minha parte, nunca fui a favor da obrigatoriedade -- o título do post é o meu registro profissional, que fique aí pra constar, só. Mas, como essa é uma discussão que sempre dá pano pra manga, prefiro deixar aqui uma pequena coletânea do que a blogosfera já produziu.

Lá do Sakamoto: *refletir sobre sua própria prática, dentro de uma ética específica, sabendo o que significa o papel de intermediar a informação na sociedade, ter a consciência dos direitos e deveres atrelados à liberdade de expressão são desafios que não são aprendidos necessariamenente na academia* -- e que se registrem os toscos argumentos do Gilmar Mendes. Já o Barone comemora: viva o Jornalismo!
Agora, os nossos cursos superiores de Jornalismo terão que ser o que eles são (...): um diferencial na formação de profissionais e não uma fábrica de diplomas.
Ou, como disse o Alessandro, talvez agora as faculdades ensinem algo... Mais ou menos nessa linha, a Cris Rodrigues [de quem roubei a ilustraçãozinha] anota:
Vejo a democratização do acesso como uma utopia a ser atingida quando o nível de educação do Brasil atingir uma qualidade alta.
Já o PDoria resume: agora, todo jornalista é jornalista. Ponto. Cá pra mim, no meio disso tudo fico, sempre, com o Cláudio Abramo: *minha ética é a mesma ética do açougueiro, do jornaleiro, do cidadão* (algo assim, mais ou menos, cito de cabeça).

Pra alimentar ainda mais o papo, vale a pena conferir o Idelber, que também fez um catado com vários textos. Enquanto isso, a Aninha comenta sobre o hacker-journalist.

E, pra quem defende o corporativismo, o Henrique manda a sugestão, direto de Madri:
*Associación de Vendedores de Melones y Sandias en Puestos de Temporada de la Comunidad de Madri*
Pra finalizar, que fiquemos combinados: às favas com algumas imposições da reforma ortográfica. Neste Alfarrábio, as idéias continuam a ter acento e assento; e meto os hífens na dona-de-casa sem pudor. Já o trema, aboli faz tempo -- que se mantenha o da Bünchen, que é bonitinho.
Por Paulo Bicarato, às 13:38 de 18.06.2009 - Categoria: Coleguinhas

nanda comentou:

melô do diploma de jornalista:
vc não vale nada mas eu gosto de vc...
de vc também, bica!
beijões!
às 00:38 de 27.06.2009
Host: 201-88-123-54.gnace703.dsl.brasiltelecom.net.br

Bicarato comentou:

Nanda, minha Linda: ontem mêsss resolvi colocar em prática meus dotes jornalístico-culinários, e fiz o almoço pra patroa. Se a redação não tá lá essas coisas, o almoço foi aprovado.
Beijãos =^)
às 13:55 de 29.06.2009
Host: firewall.jacarei.sp.gov.br


NOTA: Este sistema de comentários é um oferecimento do *Alfarrábio* para que os leitores possam publicar suas opiniões, comentários, críticas e até mesmo elogios (aceitamos sugestões, embora críticas negativas serão prontamente rechaçadas e ironizadas. O Alfarrábio é assessorado por vários escritórios de Advocacia, e quaisquer infortúnios serão respondidos judicialmente). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores. Pode-se solicitar referências, dicas de literatura etc., mas o aproveitamento de cada dica ou referência é de responsabilidade do próprio leitor.